11 de julho de 2010

Empresas verdes

Colocando em termos simples, a sustentabilidade é promover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido. Segundo o Relatório de Brundtland (1987), sustentabilidade é: "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas".
O termo original foi criado para o uso da reciclagem "desenvolvimento sustentável," um termo adaptado pela Agenda 21, programa das Nações Unidas. Algumas pessoas hoje, referem-se ao termo "desenvolvimento sustentável" como um termo amplo pois implica desenvolvimento continuado, e insistem que ele deve ser reservado somente para as atividades de desenvolvimento. "Sustentabilidade", então, é hoje em dia usado como um termo amplo para todas as atividades humanas.

Anualmente, O GUIA EXAME DE SUSTENTABILIDADE premia 20 empresas-modelo em práticas sociais e ambientais. Confira algumas das vencedoras do ano passado e suas respectivas ações em prol de nosso país:

Walmart: A subsidiária brasileira da rede de varejo se tornou um exemplo para a matriz ao perceber que o aquecimento global é uma ameaça à perpetuação do próprio negócio.

Bradesco: Com a ajuda do chamado banco postal, o banco acelera a concessão de empréstimos para a população da base da pirâmide.

Bunge Alimentos:
Está convencendo seus milhares de fornecedores de grãos a preservar o meio ambiente e a respeitar os direitos trabalhistas dos empregados.

Masisa: Do uso de energia renovável à reciclagem de embalagens, a empresa busca novas tecnologias para provar que é possível produzir painéis de madeira de forma sustentável.

Tetra Pak:
Ao atuar na reciclagem das embalagens que produz, a operação brasileira da Tetra Pak se torna referência para outras unidades do grupo.

Fonte: portalexame.abril e sustentabilidade.org

Postado por: Fernanda, Laura, Cláudia e Daiane

Nenhum comentário:

Postar um comentário