4 de junho de 2010

Nós... os culpados!

Ser humano: portador de tele-encéfalo altamente desenvolvido (vide documentário Ilha das Flores), no entanto não o suficiente apto para enxergar, ou melhor, desenvolver ações para diminuir os impactos ambientais causados por... ele mesmo. A questão principal que envolve essa coisa toda de Aquecimento Global é que a ação humana está intimimante ligada e isto pode acarretar consequências fatídicas a nosso planeta, e estas já podem ser claramente observadas.

O professor do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília (UnB), Carlos Klink, acredita que a presença do homem contribui para a mudança do clima global. Segundo ele, a concentração de gases provocada pelo efeito estufa leva ao aquecimento da Terra e a cada dia mais cientistas se preocupam em avaliar os estoques, sumidouros e o ciclo do carbono no planeta, a partir do estudo dos ecossistemas. "Como resultado desses inúmeros estudos, estamos chegando à conclusão de que as concentrações de gases (como o CO2) e a temperatura global nunca atingiram os níveis atuais, mesmo quando se 'olha' para os últimos 150 mil anos ou mais", afirma.
Mas o que frequentemente me pergunto é: de que maneira posso ajudar? Para começar pequenas ações como: controlar o tempo do banho, optar por produtos sustentáveis, não jogar lixo em locais não adequados ao mesmo, entre outras. Medidas importantes também são as ONGS ambientais. A seguir, uma lista com as mesmas na qual podemos ajudar.
Fontes: Comciencia.com.br e biologo.com.br/ong.html
Agora, é só agir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário