7 de junho de 2010

Resenha da viagem

No último dia 28, viajamos até a cidade de Triunfo localizada a cerca de 50 km da capital gaúcha a fim de realizar a visitação do Pólo Petroquímico e Corsan Sitel.

O Pólo Petroquímico do Sul constitui-se num empreendimento econômico e tecnológico de destaque no Rio Grande do Sul. É responsável por cerca de 95% do total da riqueza gerada no município de Triunfo e 3,5% da riqueza do estado. Neste, estão instaladas diversas empresas, especialmente a Braskem - responsável pela chamada primeira e segunda geração. No Centro são desenvolvidos produtos, processos, aplicações e novos mercados em parceria com os clientes, os transformadores de plástico, que compõem a terceira geração.


Visitamos e pudemos compreender todo o processo que envolve a transformação do nafta em matéria para posterior tranformação em produtos que nós utilizamos. No entanto,neste blog, destacaremos as ações sustentáveis desenvolvidas pelo local em questão.

O Pólo Petroquímico do Sul tem como diretriz básica assegurar o menor impacto ambiental possível decorrente de sua atividade econômica e as empresas do complexo mantêm programas próprios de gestão dos rejeitos industriais, visando à manutenção da qualidade das águas, do ar e da vida na região. Exemplificando: os efluentes líquidos e os resíduos sólidos, depois de tratados internamente, são enviados para unidades centralizadas de tratamento adicional e disposição. O mais recente investimento da empresa consiste no Polietileno verde (plástico porduzido a partir do etanol).

Logo após a visita ao Polo petroquímico, fomos à Corsan Citel, local onde são levados todos os efluentes líquidos liberados pelo Polo, para tratamento físico-biológico.Esses efluentes são passados por três etapas: A etapa primária,secundária e terciária.

Na primária,se separa o óleo e a areia da corrente líquida,então esses materiais são removidos da corrente,em uma bacia de equalização.Na etapa secundária,os efluentes,a matéria orgânica,é removida por processos biológicos,em tanques de aeração,em que,é misturada com iodo ativado,então,essa matéria passa por um processo de decantação,ou seja,separa misturas heterogêneas,como areia e água,óleo e água,etc.Na etapa terciária,os sólidos que ainda ficam no líquido,ou seja remanescem,são retirados pela filtração,e assim é feita essa limpeza do enfluente.Assim,com o tratamento,o material é disposto por turbulação perfurada,e o Iodo que continua no material,é liberado nas fazendas de Iodo,lá fica todo o Iodo que não é necessário.

Com essas visitas,podemos conhecer sobre muitos objetos que nos cercam no nosso dia-a-dia ,como materiais de plástico,e ver como o material pode ser feito,além de conhecer mais sobre a energia e sobre a água,e ver que essas empresas não são totalmente prejudiciais ao meio ambiente,e sempre tentam evitar o excesso em questão de poluir o ambiente.É uma visita que vale a pena!

Um comentário:

  1. Ok... que bom que gostaram do trabalho de campo... só faltou a fonte das imagens!
    Abraço

    ResponderExcluir