4 de junho de 2010

Uma verdade inconveniente

Este post é direcionado ao mito das catástrofes naturais: rotineiramente ouvimos pessoas equivocadas ao dizerem que, na realidade, as catástrofes naturais sempre ocorreram e que o ser humano não é responsável por tais fatos. O que elas não percebem (ou não querem perceber) é que essas catástrofes ocorrem com uma freqüência cada vez maior. Terremotos, furacões, erupções e inundações "aparecem" continuamente no mundo todo, com uma freqüência e intensidade cada vez maiores. De acordo com a ONU, o número de catástrofes naturais no mundo vêm aumentando nos últimos trinta anos numa taxa média anual de 6%.

Alguns poucos já começaram a perceber esse acúmulo de sinais da natureza. Segundo um artigo publicado na revista “Isto É” em fevereiro de 1995, o jornalista Peter Moon montou um mapa da Terra com a indicação das principais catástrofes que eclodiram nos últimos anos. O quadro mostrava ocorrências de terremotos, enchentes, erupções vulcânicas, ciclones, secas, incêndios, dava o número de mortos e de desabrigados, e ainda mencionava o buraco na camada de ozônio e o efeito estufa. O título da matéria: "Deu a louca no mundo. Nunca tantos desastres naturais mataram tanta gente em tão pouco tempo." O artigo é velho, mas faz perfeita alusão ao fato de que a situação não mudou. Aliás, mudou sim, o número de catástrofes naturais aumentou consideravelmente.

Em um trecho da matéria Peter Moon dizia: "Chuvas torrenciais paralisam São Paulo, a maior enchente do século submerge a Holanda e obriga 250 mil pessoas a abandonar suas casas, um terremoto mortífero se abate sobre o Japão, o efeito estufa eleva as temperaturas do planeta e o buraco na camada de ozônio aumenta sem parar. De alguns anos para cá, parece que as forças da natureza resolveram se revoltar contra o homem, incapaz de encontrar meios em sua civilização tecnológica para deter os caprichos da mãe Terra."
A seguir, vídeo do Greenpeace (Organização não-governamental atuante em questões relacionadas ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável). Este ilustra diversas catástrofes decorrentes de tais mudanças climáticas. E pode estar certo, pequenas ações diárias estão intimamente ligadas a tais assombrosos eventos. fica a dica

Fontes: Arquivo da Revista Isto é (Reportagem referente ao mês de Fevereiro de 1995) e Vídeo do Greenpeace retirado de youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário