7 de julho de 2010

O futuro Brasileiro

O Banco Central (BC) anunciou que a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2010 subiu de 5,8% para 7,3%. Os números, divulgados ontem no Relatório Trimestral de Inflação, são segundo o BC, “evidências da consolidação do atual ciclo de expansão da economia brasileira”. Segundo reportagem do Estadão, o relatório também destaca que o consumo das famílias continua sendo "impulsionado pelo nível elevado da confiança dos consumidores, pelos aumentos recorrentes da massa salarial e pela melhora nas condições do mercado de crédito”.
Mais uma prova que pode significar o Brasil como futura potência mundial. A teoria conspiratória de Krugman afirma que tudo isso é apenas especulação e alerta para o que considera um excesso de otimismo com a emergência do Brasil no cenário mundial: "A ideia do Brasil como uma futura superpotência econômica ainda é muito baseada na especulação sobre suas conquistas. Espero que um dia seja verdade, mas ainda não vejo isso acontecendo." Para ele, a teoria dos Brics - Brasil, Rússia, India e China - é um "conceito pobre" pois é errôneo colocar dentro de um mesmo grupo economias com realidades tão distintas.
" O Brasil é uma boa história, que na última década teve um desempenho melhor do que o esperado, conseguiu evitar uma crise severa, promoveu uma série de melhoras no poder de compra da base de sua população diante uma história de disparidade nas rendas, mas não é ainda uma história notável de crescimento." continua o vencedor do Prêmio Nobel de Economia de 2008.
Como brasileiras patriotas (ou não) esperamos que o Brasil não apenas seja protagonista do cenário futebolístico (nem mais isso), que tanto sua economia cresça quanto a consciência de seus cidadãos em fazer deste um lugar cada vez melhor para viver-se.

Fonte: The new york times e Estadão

Postado por: Cláudia, Fernanda, Laura e Daiane

Nenhum comentário:

Postar um comentário