Para Wolfgang Behringer, da Universidade de Saarbrücken, a história do clima da terra mostra que as mudanças sempre ocorreram ciclicamente. "A nova era glacial já deve ter começado", diz ele. A sua conclusão não chega a ser novidade. Já há dois anos, os cientistas apontavam para a possibilidade de início de uma nova fase de esfriamento, o que estaria relacionado com a atividade solar.
Afinal, o sol tem apresentado o menor nível de sua atividade, um excesso de calma que pode ter uma forte influência no clima. Pois no passado a Terra ficou coberta de gelo em consequência da redução da atividade solar.
Horst Malberg,- ex-professor da Universidade Livre de Berlim - afirmou que o papel da atividade solar no rigor do inverno atual é dominante.
No Brasil, não é diferente. Conforme os meteorologistas, o El Niño acabou e deve começar em breve o novo fenômeno denominado La Niña, que resfria as águas do Oceano Pacífico e que pode mudar o clima do Sul do Brasil. A projeção para 2010 é de um inverno mais seco e frio no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Os efeitos serão sentidos principalmente a partir do próximo mês, o que deve prolongar o inverno durante este ano.
O inverno que começou no fim do mês de junho já traz consequência geladas e promete ser um dos mais cruéis.
Fonte: Globo.com e Clicrbs
Por: Cláudia, Daiane, Fernanda e Laura
Nenhum comentário:
Postar um comentário