28 de abril de 2010

# MOVIMENTOS DE TERRENOS

Os movimentos de terrenos correspondem a situações em que ocorre a movimentação de grandes massas de materiais sólidos. Esta movimentação pode ocorrer de forma muito lenta, quase imperceptível, ou, como acontece mais frequentemente, de forma brusca.
A ocorrência dos movimentos de terrenos está condicionada por causas naturais e por causas antrópicas, que podem, por sua vez, estar relacionadas com fatores condicionantes e com fatores desencadeantes.



Fatores condicionantes
Os fatores condicionantes correspondem a condições mais ou menos permanentes que podem influenciar os movimentos de terrenos, retardando ou acelerando a sua ocorrência. Os movimentos de terreno são, antes de qualquer outro fator, fortemente condicionados pela força da gravidade.
Os fatores que condicionam a ocorrência de qualquer movimento de massa estão relacionados com: o contexto geológico e as características geomorfológicas do local.
Quanto maior o grau de inclinação da vertente mais se vai fazer sentir a ação da força gravítica, que é aplicada a todas as partículas independentemente da sua distância ao solo.
A cobertura vegetal além de funcionar como um elemento de agregação do solo, desempenha um papel protetor, defendendo a zona de vertente contra a erosão, diminuindo os seus efeitos sobre as vertentes. Na ausência desta cobertura a zona de vertente encontra-se mais sujeita à ação da meteorização e da erosão facilitando a ocorrência de movimentos de massa.


Fatores desencadeantes
Os fatores desencadeantes resultam de alterações que foram introduzidas numa determinada vertente e que podem provocar movimentos em massa.
Exemplos de fatores desencadeantes são: a precipitação e a ação humana.
Dentro da ação do homem, a destruição da cobertura vegetal é determinante, pelo papel protetor que esta desempenha. As plantas constituem um elemento de fixação do solo e como tal quando são destruídas, a erosão processa-se de forma mais rápida e com efeitos mais devastadores. Uma outra ação do Homem, capaz de desencadear movimentos de massa, resulta da remoção dos terrenos para abertura de novas estradas ou construções.
Dentro da ação da precipitação, existem fatores que alteram o equilíbrio em que se encontram as formações rochosas, tais como as elevadas precipitações que ocorrem num curto período de tempo e também as precipitações moderadas que ocorrem durante um período de tempo prolongado.
#bye :D
Saiba mais sobre Movimentos de massa em:
http://www.obt.inpe.br/pgsere/Sestini-M-F-1999/cap2.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário